segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aula 04: Leitura do livro "Como sobreviver na escola"


Despertar o jovem aluno para o hábito da leitura é uma tarefa cada vez mais difícil nas aulas. Por esse motivo, eu e a professora Aline, do CE Jayme Camargo, decidimos por escolher livros de leitura com linguagem bem próxima a dos alunos, para trabalhar em cada bimestre nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do CEJSC. Neste primeiro bimestre será trabalhado o livro "Como sobreviver na escola", dos autores Beller, R. e Costa-Prades, B.

Sinopse de "Como sobreviver na escola":
"Quem nunca estudou muito e mesmo assim tirou nota baixa, já fugiu de dever de casa, teve professor-carrasco, e se esforçou para ser aceito pelo resto da turma? Pensando nisso, a jornalista Bernadette Costa-Prades, autora da bem-sucedida série juvenil Como sobreviver..., escreveu, em parceria com o psiquiatra infantil e psicanalista Roland Beller, Como sobreviver na escola. Com um linguagem fluida e divertida, mais ilustrações bem-humoradas, o livro é um manual com dicas práticas para a garotada lidar com os eventuais problemas que possam lhes afligir no período escolar, época que ocupa a maior parte do tempo de nossas vidas até o final da juventude, quando ainda somos apenas alunos e alunas, e nada mais!"

Capítulos trabalhados nesta aula:
“Eu me chateio nas aulas...”
“Eu sou o (a) queridinho(a), mas não pedi nada!”
“Me dá um branco quando tenho de falar diante da turma...”
“Não consigo me concentrar nos deveres de casa?”
“Me chamam de intelectual...”
“Eu falsifiquei meu boletim...”
“Eu sou burro(a)!”
"Eu tenho medo do Ensino Médio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário