sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aula 02: O gênero discursivo "Telegrama"



Seguindo os "Conteúdos Mínimos" do 8º ano, orientados pela SEEDUC, a primeira aula sobre o gênero discursivo "Telegrama" nas turmas CE Barão de Aiuruoca se deteve a leituras de exemplos de telegrama nos moldes antigos e atuais, além da explicação sobre sua definição e exercícios.

Telegrama (Música de Exaltasamba)

“Estou a te esperar
A dor ainda está no meu peito
Ah! Nas ruas meu olhar
Fica a te procurar
A dor ainda está no meu peito...

Me liga!
Me manda um telegrama
Uma carta de amor (De Amor!)
Que eu vou até lá
Eu vou!”

Telegrama é um meio de comunicação em que enviamos uma mensagem rápida e urgente via Correio. Caracteriza-se por conter uma linguagem clara e breve (paga-se por cada palavra escrita).

Exemplo de Telegrama nos moldes antigos:

“SOLICITAMOS SUA PRESENCA AO COLEGIO BARAO DE AIURUOCA PT LAH VOSSIA PARTICIPARA DE UMA REUNIAO DO GREMIO ESTUDANTIL PT SDS PT

JOAO GUILHERME
PRESIDENTE DO GREMIO ESTUDANTIL”

Exercício:
1. Transforme o exemplo de telegrama nos moldes antigos em um nos moldes atuais (sem abreviações, com letras minúsculas, acentuação e pontuação adequada).


2. Suponhamos que você tenha o valor de R$5,00 para enviar 5 telegramas, sendo que cada palavra custe R$0,10. Elabore esses 5 telegramas sem deixar sobrar ou faltar dinheiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário