segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gênero "Notícia" - Leitura e atividades


Texto - Banda NX Zero tem noite marcante na Expo-BM

Por Roze Martins

No penúltimo de Expo-BM (Exposição Agropecuária de Barra Mansa), o rock do NX Zero foi a atração principal da noite com um show marcante, já que a banda comemorou com o público da cidade seus dez anos de carreira.

A banda paulista, formada pelos jovens Diego Ferrero (vocal), Leandro Rocha (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra), tocou sucessos como "Razões e Emoções", "Pela Última Vez", "Cedo Ou Tarde" e "Só Rezo", e agradou aos fãs, como revela a estudante Naiara de Freitas, de 17 anos. "Sempre foi um grande sonho assistir ao show do NX Zero. Gosto da banda desde os meus 12 anos e só agora tive a oportunidade de vê-los de perto", disse a estudante.

O vocalista da banda, Di Ferreiro, falou sobre o primeiro show da banda em Barra Mansa. “Nossa expectativa é de fazer um grande show para animar nossos fãs. Esse vai ser um show especial e vamos incluir no repertório duas músicas inéditas, que vão marcar o DVD dos nossos dez anos de carreira", concluiu o vocalista que, junto à banda, recebeu a imprensa e fãs no camarim. (Postado em 9/5/2011, www.prefeituradebarramansa.com.br)

Exercícios sobre a notícia acima:
1. Identifique o fato principal enfocado do 1º parágrafo do texto.
2. Quando e onde ocorreu esse fato?
3. Quem participou diretamente desse fato?
4. Qual o motivo desse fato ter sido “marcante”?
5. De que modo o grupo musical comemorou os 10 anos de carreira?  6. A linguagem empregada no texto é impessoal (clara e acessível a qualquer leitor) ou é pessoal (emprega palavras de uso não corrente na língua)?
7. Que variedade da língua é utilizada: a padrão ou a não padrão?

# Com base no texto em estudo, identifique os 6 “elementos da comunicação” que normalmente compões a notícia:
a) O quê (fatos): d) Onde (local):
b) Quem (personagens/pessoas): e) Como (modo):
c) Quando (tempo): f) Por quê (justificativa):

# Pense numa notícia sobre um evento cultural ou esportivo na nossa região e elabore um parágrafo contendo as informações correspondentes aos 6 elementos da comunicação estudados na aula de hoje.

# RESPOSTAS (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: