segunda-feira, 27 de abril de 2020

Aula sobre o gênero Carta Pessoal



A carta pessoal é um tipo de correspondência que enviamos a amigos e familiares quando queremos tratar de um assunto particular.
Leia um exemplo de carta pessoal:

Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011

Alô, Carlinhos, tudo bem?
Você lembra quando a gente conversava do que ia ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora você vai ficar bobo: essa semana – até que enfim!! – eu descobri o que que eu quero.
Adivinha.
Pensa bem.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de ensinar, mas sabe? Quando ajudo meu irmão nos estudos, eu sinto uma sensação assim... sei lá. Só sei que é bom.
Então eu resolvi que vou ser professor.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração...
do Rodrigo

Exercícios sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente
b) destinatário
c) local e data
d) palavra que inicia o contato

2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto?
b) Como é a despedida?

3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal?
b) justifique sua opinião.

4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente?
b) E no verso?

5. Escreva uma carta pessoal para um amigo (da mesma ou de outra turma), comentando um assunto e convidando-o a dar uma resposta.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário