domingo, 4 de agosto de 2013

Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (III)


Leia o anúncio a seguir e responda às questões 1 e 2:

1. O enunciado principal do anúncio  apresenta dois períodos compostos por  subordinação. Em cada um deles existe  uma relação de causalidade, isto é, uma causa e sua consequência. Identifique, em cada um dos períodos:
a) a oração que exprime a causa;
b) a oração que exprime a consequência.

2. A conjunção coordenativa adversativa mas introduz o 2º período, estabelecendo uma relação de oposição entre os dois períodos. Que elementos dos períodos são postos em contraste nesse enunciado?

3. Reescreva os seguintes períodos, empregando a oposição concessiva:
a) Ela assistiu ao filme com atenção, mas não entendeu nada.
b) Meu amigo estudou muito para as provas finais, mas não conseguiu boas notas.
c) Chovia muito, mas não ficamos em casa naquela noite.
d) O rapaz deu sinal, mas o motorista não parou no ponto.
e) Todos consolavam a criança, mas ela continuou chorando e mostrando o machucado.

Leia a historinha seguinte para responder às questões 3 e 4.
Dois alunos conversam durante a aula. Um fala para o outro:
— Ah, se eu fosse o diretor desta escola, daria licença todo dia pra professora, assim a 
gente nunca tinha aula.
— E eu mandaria a cantina distribuir sorvete todo dia pra gente. De graça!
4. O diálogo contrasta dois mundos: o da realidade de dois alunos e um imaginário, no qual cada  um deles se torna o diretor da escola.
a) Qual é a oração subordinada adverbial usada nessa história para indicar o acesso dos alunos  ao mundo da fantasia? 
b) Que situação do mundo real os alunos transferem para o mundo da fantasia? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...