terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aula de português: atividades sobre Variedades Linguísticas (6º ano)


1. Você está andando na rua e um desconhecido lhe pergunta: “Você conhece a rua Castro Alves por  aqui?”.
a) Se você conhecer, a resposta mais lógica a essa pergunta será:
Sim, conheço.
Conheço; até logo.
Conheço, é a primeira à direita.
b) Por que as outras duas respostas seriam inadequadas? Respostas

2. Leia esta tira e observe o tipo de linguagem que as personagens utilizam:

a) Retire do quadrinho duas palavras que sejam típicas do uso da língua informal.
b) Quando empregamos a expressão levar um coice, queremos dizer que levamos uma bronca ou  recebemos uma ofensa. No quadrinho, a expressão foi empregada de forma ambígua, isto é, apresenta dois sentidos. Quais são esses sentidos? Respostas

3. O texto abaixo é parte da carta de uma leitora que elogia a matéria publicada sobre gírias numa  revista. Leia o texto e, em seguida, reescreva-o, substituindo as gírias por palavras e expressões da  norma culta.

Massa!
Dessa vez a Atrevida "arrepiou". Foi "da hora" a matéria NA PONTA DA LÍNGUA, com as gírias “maneiras”  de todos os lugares. É por isso que me “amarro” cada vez mais nesta revista: descolada, divertida, diferente e  “trilegal”. (Mariana Alves Manso. Atrevida, set. 1996. p. 18.) Respostas

4. Faça agora o contrário: reescreva as frases abaixo, escritas de acordo com a norma-padrão, empregando uma variedade popular. Você poderá usar termos e expressões regionais, populares ou gírias.
a) Fiquei muito emocionado com sua declaração.
b) Essa moça é lindíssima.
c) Diga aos nossos companheiros que mais tarde nos encontraremos.
d) Aquele foi um gol muito especial, feito com muita técnica. Respostas

# RESPOSTAS (GABARITOS)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: