segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Atividade sobre Pronomes Pessoais II

1. Reescreva a fala do balão do 2º quadrinho da tira abaixo, completando-a com o pronome oblíquo adequado. Observe o contexto e faça as adaptações necessárias.

2. Em seu caderno,substitua pelos pronomes oblíquos adequados os termos destacados nos enunciados a seguir:
a) Encontraram duas pessoas perdidas na Serra do Mar.
 b) Pega a gelatina e põe a gelatina na geladeira.
 c) Nós dissemos a verdade, não duvide.
 d) Adoro animais de estimação.
 e) Diz algo agradável e eu retribuo.
 f) Dão ajuda a quem precisa.
 g) Querem nossa participação na festa.

3. Em seu caderno, escreva a forma que melhor completa as frases abaixo, levando em conta as recomendações da variedade padrão da língua:
a) Para ___ chegar tão cedo, terei de levantar de madrugada. (eu — mim)
b) Para ___, aquelas pessoas enlouqueceram. (eu — mim)
c) Por falar em sua irmã, vi ___ com uma amiga no shopping. (ela — a)
d) Não há nenhum problema de relacionamento entre ___ e ela. (eu — mim)
e) Os livros? Encontrei ___ no alto da estante. (eles — os)
f) É muito difícil, para ___, ver esse filme sem chorar. (mim — eu)
g) Entre ___ e você sempre houve muita sinceridade. (mim — eu)

4. Reescreva as frases a seguir, substituindo os objetos diretos destacados por o(s) ou a(s):
a) Escolhi um vestido bem bonito e usei o vestido no ano-novo.
 b) Gostava muito de piadas e contava as piadas com muita graça.
 c) Ame a vida e viva a vida com intensidade.
 d) Aprendia facilmente as canções populares e tocava as canções populares no piano.
 e) Encontrou o livro que procurava e comprou o livro.

5. Reescreva as frases a seguir, substituindo os objetos indiretos destacados pelo pronome oblíquo átono lhe(s):
a) Pedi um favor a você e você não me atendeu.
 b) Recomende aos meninos que voltem cedo.
 c) Vou mandar um presente a vocês.
 d) O cachorro está com sede. Por favor, dê água ao cachorro.
 e) Carlos enviou flores à namorada.

Fonte: Português: Linguagens Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário