quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Exercícios a partir da música "A Banda", de Chico Buarque



Leia a música a seguir - A Banda (de Chico Buarque) - e responda as questões que seguem:

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas
Parou para ver, ouvir e dar passagem

A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor

# Questões: 
1. O que aconteceu quando a banda passou pela cidade?
a) As pessoas ficaram assustadas.
b) As pessoas não gostaram da passagem da banda
c) As pessoas foram contagiadas pela alegria da banda
d) As pessoas reclamaram do barulho
e) As pessoas sofreram uma mudança completa em suas vidas

2. A mudança causada pela banda foi uma mudança permanente?
a) Sim, porque as pessoas não foram mais a mesma após a passagem da banda.
b) Não, porque após a passagem da banda a vida das pessoas voltou ao normal.
c) Não, porque durante a passagem da banda as pessoas se sentiram diferentes.
d) Sim, porque durante a passagem da banda as pessoas se sentiram diferentes.

3. Nos seguintes versos “A minha gente sofrida/ Despediu-se da dor/ Pra ver a banda passar/ Cantando coisas de amor”, significa que:
a) As pessoas esqueceram-se do sofrimento cotidiano ao ver a banda passar.
b) As pessoas resolveram seus sofrimentos cotidianos quando a banda passou.
c) As pessoas lembraram-se do sofrimento cotidiano ao ver a banda passar.
d) As pessoas não foram capazes de esquecer o sofrimento cotidiano mesmo ao ver a banda passar.

4. Tomando a música de Chico Buarque, alguns fatos, até então não corriqueiros para aquela cidade, ocorreram a partir da passagem da banda. Das alternativas abaixo, qual não representa um desses fatos? 
a) Estava à toa na vida
b) A minha gente sofrida despediu-se da dor.
c) O homem sério que contava dinheiro parou.
d) A moça triste que vivia calada sorriu.

5. Apesar de sua força transformadora, a banda não foi capaz de manter a alegria e o vigor dos habitantes, após sua passagem. Por quê?
a) Pelo fato de a música por ela tocada não ser convincente aos ouvidos do povo.
b) Pelo fato de o povo não se interessar mais por bandas.
c) Por a gente do lugar ser predominantemente sofrida.
d) Pelo fato de tal alegria ter sido apenas passageira e logo após tudo voltou a ser como era.

6. Utilizando-se de um ditado popular, o autor expressa o fim do encanto produzido pela passagem da banda. Que verso expressa isso?
a) “Tudo tomou seu lugar…”
b) “A minha gente sofrida despediu-se da dor…”
c) “Estava à toa na vida…”
d) “O que era doce acabou…”

7. Nos versos “O homem sério que contava dinheiro parou” e “O faroleiro que contava vantagem parou”, o verbo contar possuem qual ou quais sentidos?
a) Nos dois versos significa "conta de somar"
b) Nos dois versos expressa "contar histórias"
c) No primeiro é "conta de somar" e no segundo "contar histórias"
d) No primeiro é "contar histórias" e no primeiro "conta de somar"

8. No verso "Mas para meu desencanto", a conjunção "mas" indica ideia de
a) adição
b) oposição
c) explicação
d) alternância

9. Na música "A banda", que elementos nele presentes nos permitem visualizar sua musicalidade?
a) O fato de a maioria dos versos serem iniciados pelas vogais “O” ou “A”
b) A presença de termos “românticos” como “Amor”, “Lua”, “Rosa” e “Estrelas”.
c) Por falar de uma banda.
d) O uso de versos rimados.
 
10. Você considera que a música seja algo capaz de modificar a vida de uma pessoa, alegrando-se o espírito? Explique sua resposta em, no mínimo, 5 linhas.


 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Obrigado amei o blog, fiz o meu TCC de História sobre Censura musical. Ao pesquisar sobre música á Banda de Chico Buarque encontrei o seu blog com exercícios que usari em sala de aula 3 série ano inciais ja que twm no livro ler e escrever.

    ResponderExcluir