segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Atividade sobre Orações Subordinadas Substantivas



Leia a poesia "Dúvidas", de Carlos Queiroz Telles:                                      

                                       Às vezes 
                                       eu sinto que ela quer.
                                       Outras vezes
                                       eu acho que não.

                                        Ah, como grita
                                        o meu peito...
                                        Cala a boca,
                                        coração!

                                         Ela não pode
                                         desconfiar que
                                         este vai ser 
                                         o meu primeiro...
                                         Sufoco de vergonha
                                         e de falta de jeito.
                                         E agora, meu Deus?
                                         O que é que eu faço
                                         com as mãos?

                                          Às vezes 
                                          eu sinto que ela quer.
                                          Outras vezes 
                                          eu acho que não.

                                          Beijo ou não beijo...
                                          eis a questão.

# Exercícios:
1) O poema intitula-se ‘Dúvidas’.
a) Que tipo de dúvida o eu-lírico (voz que fala no poema) demonstra ter?

b) Ele tem certeza sobre a vontade da menina? Justifique.

c) Os versos “Ah, como grita o meu peito... Cala a boca, coração!” demonstram que sentimento por parte do eu-lírico?

d) Afinal, por que ele está se sentindo assim com relação ao beijo?

e) O que o impede de demonstrar seus sentimentos e tomar a iniciativa?

2) Observe que a 1ª e a 5ª estrofe são iguais. Que efeito essa repetição causa?
( ) Reforça a dúvida que ele sente e sua insegurança.
( ) Mostrar que a menina está mesmo em dúvida.

3) O poema apresenta algumas orações subordinadas substantivas, todas do mesmo tipo. Observe:
“eu sinto que ela quer.”
“eu acho que não.”
“Ela não pode desconfiar que este vai ser o meu primeiro...”
Todas essas orações têm a função de completar o sentido do verbo da oração principal. Sendo assim, classificam-se como:
(  ) subjetivas               (  ) objetivas diretas                   (  ) completivas nominais
(  ) predicativas            (  ) objetivas indiretas                (  ) apositivas

Fonte: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário