terça-feira, 6 de abril de 2010

Gabarito: Exercícios sobre sujeito e predicado | 7º ano


1) Separe o sujeito e o predicado de cada oração.

a. Os meninos | estão na quadra.
b. O enxame | entrou na colmeia.
c. Algumas famílias | passeiam pelo parque.
d. Diversas crianças | jogam bola no campinho.
e. A cidade | parece vazia hoje.
f. O sol | desponta no horizonte.
g) Eles | saíram mais cedo da academia.
h. Nós | iremos ao cinema hoje à noite.

2) Indique os predicados das orações e as as locuções verbais.

a. Eles vão visitar uma exposição de artes.
R. Predicado = vão visitar uma exposição de artes. Locução verbal = vão visitar

b. O cãozinho saiu correndo pelas ruas.
R. Predicado = saiu correndo pelas ruas. Locução verbal = saiu correndo

c. A festa vai ser muito animada.
R. Predicado = vai ser muito animada. Locução verbal = vai ser

d. Meus primos forma viajar ontem.
R. Predicado = foram viajar ontem. Locução verbal = foram viajar

e. O médico vai conversar com os pacientes.
R. Predicado = vai conversar com os pacientes. Locução verbal = vai conversar

f. O dia já está amanhecendo.
R. Predicado = já está amanhecendo. Locução verbal = está amanhecendo

3) Sublinhe o núcleo do sujeito das orações a seguir.

a. Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b. Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c. Vários times querem participar do campeonato.
d. Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e. Meus primos trabalham nessa loja.
f. Nossa banda vai tocar amanhã.
g. Seu computador está desligado?
h. A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i. Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j. Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k. A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l. Um único candidato faltou ao debate.

4) Transforme os sujeitos simples em sujeitos compostos conforme o exemplo.
(Esse exercício trabalha também concordância verbal)

Marcelo pratica natação. (e sua irmã)
Marcelo e sua irmã praticam natação

a. Minha tia foi ao supermercado. (e meu primo)
R. Minha tia e meu primo foram ao supermercado.

b. O computador está no conserto. (e a televisão)
R. O computador e a televisão estão no conserto.

c. Esse cantor se apresentará na nossa cidade. (e sua banda)
R. Esse cantor e sua banda se apresentarão em nossa cidade.

d. Eu vou organizar uma gincana na rua. (e meus colegas)
R. Eu e meus colegas vamos organizar uma gincana na rua.

e. Você gostaria de ver esse filme? (e suas amigas)
R. Você e suas amigas gostariam de ver esse filme?

f. Os músicos vão participar do espetáculo no circo. (e os bailarinos)
R. Os músicos e os bailarinos vão participar do espetáculo no circo.

g. O médico dirigiu-se ao centro cirúrgico. (e os enfermeiros)
R. O médico e os enfermeiros dirigiram-se ao centro cirúrgico.

h. Esse palhaço vai participar do espetáculo no circo. (e seus companheiros)
R. Esse palhaço e seus companheiros vão participar do espetáculo no circo.

i. Esse menino fez uma bela apresentação de ginástica. (e seus colegas)
R. Esse menino e seus colegas fizeram uma bela participação de ginástica.

j. Esse ator de cinema veio à nossa cidade. (e sua mulher)
R. Esse ator de cinema e sua mulher vieram à nossa cidade.

k. Você gostaria de conhecer essa cidade? (e suas amigas)
R. Você e suas amigas gostariam de conhecer essa cidade?

l. O diretor virá à nossa festa. (e os professores).
R. O diretor e os professores virão à nossa festa.

m. Rafael disse a verdade. (e Luciana)
R. Rafael e Luciana disseram a verdade.

n. Marcos quis sair mais cedo. (e seu irmão)
R. Marcos e seu irmão quiseram sair mais cedo.

5) Classifique os sujeitos das orações em simples ou composto.

a. Os meninos estão passeando de bicicleta.
R. Sujeito simples

b. Marcos e eu vamos ao cinema à tarde.
R. Sujeito composto

c. Meu pai e seu tio estão conversando na sala.
R. Sujeito composto

d. Os trabalhos dos alunos estão no armário.
R. Sujeito simples

e. As modelos estão prontas para o desfile.
R. Sujeito simples

f. Atores e cantores gravaram comercial.
R. Sujeito composto

g. Argentina e Brasil jogam amanhã.
R. Sujeito composto Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário