quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gabarito - Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (I) - 9º ano


# Respostas:

1.
a) ainda que
b) subordinadas adverbiais concessivas
c) ainda assim te pergunto

2.
a) “ainda que mal me exprima” (ainda que me exprima mal); “ainda que mal me julgues” (ainda que me julgues mal)
b)  “Ainda que mal pergunte”, principalmente.

3.
a)  1ª e 2ª pessoas do singular (eu e tu)
b)  Um relacionamento amoroso, como comprova a palavra amor, do último verso.

4. Difícil e oscilante, como comprovam estes trechos: “mal respondas”, “mal te entenda”, “mal desculpes”, “mal me julgues”, “mal te encare”, etc.

5.
a) O amor, para o eu lírico, é a um só tempo a razão de tudo e a sua perdição; a razão de sua vida é o amor, mas nesse amor ele se perde
b)  É bastante adequado, pois, apesar de seus sentimentos contraditórios (ideia de concessão), o eu lírico se entrega a esse amor

6. Resposta pessoal. Sugestão: É provável que seja uma pergunta sobre o relacionamento entre eles, algo como “Você me ama?”. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário