sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gabarito - Interpretação de Texto | Sabe o Português?



# Respostas:

1. Em primeiro lugar, a autora trata da dificuldade associada aos modos verbais (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo). Depois, refere-se à confusão, gerada em sua "cabeça ginasial", pelas noções associadas aos tempos do modo Indicativo. Por último, trata da conjugação dos verbos regulares e irregulares, ressaltando que estes últimos são mais difíceis, em especial o anômalo ir.
> Porque, para ela, a ideia de ordem ou comando associada a esse modo verbal permitiria dizer, de forma incisiva, àquele que pede um favor (um irmão, no caso), que ele mesmo fizesse o que estava pedindo ("faze tu!").

2. Há uma facilidade maior em conjugar os verbos regulares, pois basta conhecer o paradigma dessa conjugação.
a) A autora conjuga dois verbos da primeira conjugação (conjugar e copiar), no presente do Indicativo, destacando as desinências que formam o paradigma desse tempo verbal.
b) Porque esses verbos apresentam formas que se distanciam do paradigma da conjugação a que pertencem, ou seja, sua conjugação apresenta irregularidades nos radicais e nas desinências verbais (de número-pessoa e modo-tempo).

2.  Porque o verbo ir constitui-se como uma anomalia se comparado aos verbos regulares. A autora, ao fazer uso desse termo, evoca a classificação desse verbo: ele é um verbo anômalo, isto é, apresenta profundas irregularidades no radical, como ela comprova, em seu texto, ao apresentar as conjugações do verbo em diferentes tempos (vou, ia, fui, fosse, ido, indo, etc.).
a) As passagens no texto são: "Se eu fosse"; "Quando eu for".
b) O que explica essa identidade formal, nas duas passagens identificadas, é o fato de o verbo ser e o verbo ir estarem conjugados, respectivamente, no imperfeito e no futuro do Subjuntivo. Sugestão: Se eu fosse completamente livre, faria o que quisesse.; Se eu fosse a Minas Gerais, não deixaria de visitar as igrejas; Quando eu for candidato, responderei a todas as questões; Quando eu for à Bahia, visitarei à Universidade. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário