sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aula sobre "preconceito" a partir da reportagem "É hipocrisia negar #somostodosmacacos"


Leia a reportagem da BBC Brasil sobre o episódio de racismo ocorrido com o jogador brasileiro Daniel Alves:

Daniel Alves: É hipocrisia negar racismo e criticar #somostodosmacacos
Após ser alvo de atitude racista na partida de futebol entre o Barcelona e o Villarreal, no último domingo (27), o lateral da equipe catalã e da seleção brasileira, Daniel Alves disse, em entrevista exclusiva à BBC Brasil, que é hipocrisia criticar a campanha #somostodosmacacos, inciada nas redes sociais pelo atacante Neymar em defesa ao colega de equipe.

Rapidamente, esportistas, jornalistas, apresentadores de TV, artistas famosos e pessoas desconhecidas de todo o mundo aderiram à campanha, publicando e compartilhando fotos com bananas em solidariedade ao jogador. O Futebol Clube Barcelona declarou que "Alves uniu o mundo do esporte contra o racismo".

Por outro lado, também choveram declarações de representantes de movimentos antirracistas e pessoas anônimas criticando a iniciativa. Para eles, dizer que "somos todos macacos" seria uma maneira de reforçar um estereótipo contra o qual os movimentos antirracistas travam uma batalha constante.

"É hipocrisia criticar uma campanha contra o racismo. Os críticos estão se apegando ao contexto (o episódio da banana), e não ao objetivo, que é conscientizar as pessoas de que somos todos humanos e somos todos iguais", disse Daniel Alves.
(...)

Reação em campo
Durante a partida de domingo, Alves bateria um escanteio quando um torcedor do Villarreal atirou uma banana ao campo do estádio El Madrigal. De maneira inusitada, o brasileiro comeu a fruta e continuou a jogada.

"Foi tão natural e intuitivo, que só depois pensei na preocupação dos meus pais, porque eu nem pensei se tinha alguma coisa na banana", explicou.

Após a partida, o colega de time e de seleção Neymar ironizou o episódio publicando uma foto dele com o filho e uma banana, que imediatamente mobilizou as redes sociais.

As manifestações de apoio surpreenderam Alves. "Não esperava que as pessoas se envolvessem tanto com esse assunto. Em outras ocasiões em que havia denunciado o racismo, isso não aconteceu. Estava até pessimista com esse aspecto", comentou ele, que se disse alegre porque o racismo no futebol está em pleno debate.

Espanha racista?
Nesta terça-feira (29), as declarações que o jogador fez à imprensa brasileira de que há racismo na Espanha foram contestadas pelo técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, e pelo presidente do Villarreal, Fernando Ruig.

Em diferentes coletivas de imprensa sobre outros assuntos, eles responderam a Alves afirmando que não há racismo na Espanha e que se tratava de casos isolados.

"Eu não quis generalizar. Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque eu sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado", replicou Alves.

Ele disse que há quase seis anos tem denunciado casos de racismo no futebol. "Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece e vou continuar denunciando atitudes racistas", avisou.
(...)
(Liana Aguiar, De Barcelona para a BBC Brasil, 30/4/2014)

# Exercícios:
1. O texto é uma reportagem produzida pela rede inglesa BBC sobre o episódio ocorrido com o jogador brasileiro Daniel Alves em um jogo de um campeonato europeu de futebol. Qual é esse episódio?

2. Segundo o texto, qual foi o aspecto positivo da repercussão desse episódio?

3. O que representantes de movimentos antirracistas consideram como aspecto negativo da campanha #somostodosmacacos?

4. Que opinião Daniel Alves tem sobre as diferentes reações à campanha?

5. O texto mostra opiniões diferentes a respeito da existência de racismo na Espanha.
a) Qual é a opinião do técnico da seleção da Espanha, Vicente del Bosque, e do presidente do Villareal, Fernando Ruig, sobre a existência de racismo no país?

b) Daniel Alves concorda com a opinião de Vicente del Bosques e Fernando Ruig?

6. No texto é feita alguma referência ao racismo no Brasil?
Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário