terça-feira, 22 de agosto de 2017

Atividade sobre variedades linguísticas



1. Leia este texto, uma “crônica de anúncios” de uma revista de 1957, e responda às questões. Falando de compras com Nancy Sasser
Uma crônica de anúncios para a mulher brasileira O verão traz as delícias da praia e os gostosos banhos de mar e piscina, mas... será que vale a pena molhar os cabelos? Vale sim, amiga. Depois v. poderá secá-los e fazer a “mise-en-plis” num instante. Basta ter um Secador de Cabelos GILDA. Tenho um e v. não imagina o serviço que me presta! Seca o cabelo em alguns minutos apenas, com um jacto de ar quente ou frio. É portátil e como poupa tempo e gastos em cabeleireiros! Falando de compras com Nancy Sasser. Revista Seleções, dez. 1957.
a) Considerando a finalidade com a qual o texto foi escrito, que tipo de efeito ele provoca no leitor dos dias de hoje? b) Cite dois exemplos de variação histórica presentes no texto. c) É possível afirmar que a variação histórica presente na linguagem do texto também reflete um contexto social diferente dos dias de hoje? Explique. d) Reescreva o texto no caderno, supondo que ele se dirigisse a uma mulher contemporânea. Para isso, avalie qual é a linguagem mais adequada para a tarefa de convencer essa mulher a comprar o secador de cabelo.

2. Leia a seguir um trecho do poema “Noturno de Belo Horizonte”, de Mário de Andrade.
Que importa que uns falem mole descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais? Que tem se os quinhentos réis meridional Vira cinco tostões do Rio pro Norte? Juntos formamos este assombro de misérias e grandezas, Brasil, nome de vegetal!... Andrade, Mário de. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Itatiaia, 1987. p. 188.
a) A que tipo de variação linguística o eu lírico faz referência nesse trecho do poema? b) Em quais versos esse tipo de variação linguística é evidenciado? c) De que forma o eu lírico compreende essas diferenças da língua? Que expressão presente no poema confirma sua resposta? d) Apesar dessa variação linguística, o eu lírico elabora uma conclusão relacionada à identidade brasileira. Que conclusão é essa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário