domingo, 31 de dezembro de 2017

Atividade sobre substantivo e adjetivo



Nesta aula, você conhecerá duas classes de palavras muito importantes. A classe que nomeia os seres em geral e a que caracteriza os nomes. Também vai poder observar que quando essas classes usadas no grau diminutivo, podem apresentar sentidos variados. Está pronto para mais uma aventura?

Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

BILHETE

Ela deixou um bilhete dizendo que ia sai fora
Levo meu coração, alguns cd's e o meu livro mais da hora
Não sei qual a razão, não entendi porque ela foi embora
E eu fiquei pensado, em como foi e qual vai ser agora
É que pena que você foi embora pra mim tava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filmin na tv
Chocolate quente, meus olhar era só pra você,
Mas cê num quis, eu era mó feliz e nem sabia
[...]
Eu te dei amor e um canto no meu coração,
Mas todo esse encanto não muda a situação
Pensando; o que que iria ser daqui pra frente
Atividades Comentadas
Não sei se perdemo tempo ou se o tempo se perdeu entre
A gente
[...]
(Rashid)
Fonte: http://letras.mus.br/rashid/1554131/

# Exercícios: 
1) Você observou o nome do texto acima? Ele é o nome do gênero textual que estamos estudando neste caderno. Você sabe como se classificam as palavras que nomeiam diferentes seres, objetos, coisas, lugares? São os substantivos.
Pra você entender melhor a classe dos substantivos, tente adivinhar as repostas para as perguntas abaixo. Uma dica: elas estão na primeira estrofe do texto.
A) Sou um órgão importante
 Mas poço enfartar
 Bombeio todo o sangue
 Também me apaixonar.
Sou o .................... .

B) Sou o inverso da emoção
 Muitas vezes sou sinônimo de mente
 Substituo a palavra motivo
 O cérebro é minha casa permanente.
Sou a ..................... .

2) Você observou como as palavras do texto foram escritas? Elas estão corretas? Sua missão é reescrever a segunda estrofe do texto consertando todas as palavras que estiverem incorretas. Para isso, tenha como base é a linguagem formal.

3) Na segunda estrofe do texto, o autor usa as palavras teimosa e linda para caracterizar o substantivo “nega”, veja: “Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi”. As palavras linda e teimosa pertencem à classe dos adjetivos, cuja função é caracterizar os substantivos.
Agora, identifique no 4º verso (linha) da segunda estrofe o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.

4) Tanto os adjetivos quanto os substantivos quando estão no diminutivo podem expressar sentidos diferentes dependendo do contexto em que foram produzidos. Ao ler as frases abaixo, preste atenção às palavras destacadas e escreva se elas expressam: carinho, desprezo ou tamanho.
a) Ela deixou um bilhetinho dizendo que iria embora.
b) Minha namoradinha é muito graciosa.
c) Para escrever um bilhete basta um pedacinho de papel.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário