segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Atividade sobre pontuação



Leia atentamente o texto abaixo.

Carmelino tem o hábito de escrever um bilhete para sua família, indicando o presente que quer ganhar de aniversário. Neste ano, em especial, logo de manhã, bem na hora que estava escrevendo o bilhete, ouviu a buzina do ônibus escolar. Na pressa, esqueceu a pontuação. Seu bilhete ficou assim:

“O que eu quero é uma bicicleta não um videogame de jeito nenhum gostaria de uma bola oficial”.

O pai de Carmelino foi o primeiro a ler o bilhete e disse para a mãe: “Eu não disse? De fato, ele quer uma bicicleta”.

A mãe, como tinha pensado em outro tipo de presente, ficou intrigada. Resolveu dar também uma olhada no bilhete e concluiu feliz: "Você não entendeu, está claro que ele quer um videogame”.

Toda essa confusão aconteceu porque o texto estava sem sinais de pontuação. Cada pessoa que leu o bilhete colocou uma pontuação diferente. Afinal, qual era o brinquedo escolhido por Carmelino? Vamos pontuar corretamente a frase, de acordo com o que ele imaginou: “O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum. Gostaria de uma bola oficial”.

Fonte: http://silvanoportugues.blogspot.com.br/2007/05/surpresas-da-pontuao.htm

Agora, responda às questões a seguir:
1) Como o pai leu o bilhete para achar que Carmelino queria uma bicicleta?

2) Como deveria ser a pontuação de Carmelino para que a mãe tivesse razão?

3) Você sabe o que é um vocativo? O vocativo é um nome usado quando se quer atrair a atenção da pessoa com quem se fala. As cartas, e-mails e bilhetes sempre devem vir com vocativo, que podem variar de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (os agentes da comunicação, quem fala e quem ouve). São exemplos de vocativos: Caro professor; Querido amigo, Prezado senhor, dentre outros.
Agora, repare que no bilhete do Carmelino não tem um vocativo. Então, reescreva o
bilhete de Carmelino acrescentando um vocativo. Lembre que o bilhete é para seus pais.

4) Abaixo você verá que a mesma frase foi pontuada de maneira diferente. Veja:
a) Você recebeu o bilhete?
b) Você recebeu o bilhete!
c) Você recebeu o bilhete.
d) Você recebeu o bilhete....

Apesar de o conteúdo da frase ser o mesmo, você notou diferença de sentido com a mudança da pontuação? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário