segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Gabarito - Atividade sobre sentido denotativo e sentido conotativo


# Respostas:
1)
a) Poço
Sentido denotativo – “Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado”.
Sentido conotativo – “Quanto mais terra, mais você vai subindo, subindo, subindo e aprendendo a sair do poço”.
b) Terra:
Sentido denotativo – “E assim foi feito: os empregados, comandados pelo capataz, começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo”.
Sentido conotativo – “Se você estiver ‘lá embaixo’, sentindo-se pouco valorizado e os outros jogarem sobre você a terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio, lembre-se desse cavalo”.

2)
a) Resposta Comentada: É importante que os alunos observem que o verbo lutar, nesta frase, não é utilizado no sentido de disputa física, mas no sentido de enfrentar e ser obrigado a lidar com dificuldades financeiras. Trata-se do sentido conotativo.

b) Resposta Comentada: É importante que os alunos percebam que a palavra terra está sendo usada no seu sentido real, original, como pó que é retirado do solo. Trata-se do sentido denotativo.

3)
a) Porque avaliou como difícil resgatar o animal.

b) Soterrar o poço com o cavalo dentro e, assim, sacrificá-lo.

c) O cavalo lutou com todas as suas forças, não se deixando enterrar e subindo na terra que se acumulava ao fundo.

d) Mesmo em momentos mais difíceis e com pessoas te colocando pra baixo, nunca deixe em acreditar que vai superar esses problemas.

2 comentários: